Os Arcanjos


Os Anjos-Príncipes, mais conhecidos como “Arcanjos” ou apenas “Príncipes” são protetores que estão acima dos anjos na hierarquia divina e lideram cada uma das 9 hierarquias, com 8 anjos cada.


Eles atuam como mediadores, “gerenciando” as hierarquias e distribuindo as tarefas aos anjos pertencentes a elas. Os Príncipes tem como sede os planetas do nosso sistema solar e de lá lideram suas hierarquias.


Os arcanjos são muito poderosos e tem uma força ainda maior que todos os outros guardiões. Tem a função de cuidar de diversos aspectos da vida das pessoas, principalmente porque trabalham para o coletivo, iluminando o caminho dos governantes, cientistas, dos responsáveis pela área da saúde, entre outros, além de serem responsáveis pela transmissão das mensagens divinas. Como são mais iluminados e próximos de nós aqui na Terra, é sempre bom recorrer a eles quando o problema precisa ser resolvido com urgência, ou em casos de perigo e intenso sofrimento.


Segundo a Astrologia, cada dia da semana é “regido” ou influenciado por um planeta (ou dois) específico. Dessa forma, a resolução de um determinado tipo de problema também fica mais fácil naquele dia em especial, pois a energia daquele assunto está enfatizada pela ação do planeta do dia.


Portanto, cada Arcanjo tem um dia da semana, horário mais propício para sua invocação, cor de vela e cristal com os quais tem mais afinidade, da mesma forma que os anjos guardiões. Os Arcanjos se aproximam da Terra em dois períodos distintos do dia, permanecendo pelo tempo de uma hora à disposição daqueles que precisam de ajuda. À noite, todos eles ficam próximos, recebendo pedidos e prestando auxílio, no período que vai das 22:00 às 00:00. Este é o horário mais forte para se fazer orações e pedidos, que podem ser dirigidos a qualquer um deles dependo do tipo de pedido (assunto) da pessoa.


Alguns Arcanjos são mais conhecidos que outros, mas todos são importantes e estão presentes em muitas religiões e culturas. A seguir temos as características de cada um dos Príncipes de cada hierarquia (ou categoria):



1 – ARCANJO METATRON



Categoria: Príncipe dos Serafins
Dia da semana: segunda-feira
Horário: 01:00 e 13:00
Planeta: Netuno
Vela: branca
Cristal: calcedônia

Metatron significa “rei dos anjos” em hebraico. Ele governa todas as forças da criação em benefício dos seres humanos, e reúne nas mãos o esplendor das 7 estrelas. Ele é o chefe dos arquivos da “secretaria” de Deus e anota tudo o que acontece com a humanidade. Representa a abundância e a supremacia.


Segundo as lendas hebraicas, Metatron não era um anjo, mas sim um homem, descendente da sétima geração de Adão. Chamava-se Enoch. Conta-se que depois de sua morte, ele foi transformado em anjo por Deus devido ao seu comportamento santo e moral correta. Ele não desencarnou, mas sim caminhou ao lado de Deus para o Paraíso. Outros dizem Metatron foi o anjo guardião de Jesus.


Ele é o maior ser celestial do Judaísmo, pois dizem que ele reside no sétimo céu, lugar do descanso de Deus.



2 - ARCANJO RAZIEL (AZRAEL)



Categoria: Príncipe dos Querubins
Dia da semana: terça-feira
Horário: 04:00 e 16:00
Planeta: Urano
Vela: verde
Cristal: safira

Raziel significa “segredo de Deus” em hebraico. Também é conhecido como Azrael. É o Príncipe dos mistérios e da originalidade. Protege a humanidade para que todos se sintam positivos e prósperos. Traz paz e bondade às pessoas e é o guardião da sabedoria e da criatividade.


Diz a tradição judaica que Adão ficou doente e então Raziel lhe entregou um livro que continha todos os tipos de ervas do mundo e que poderiam curar toda a humanidade. Devido a isso, todas as grandes descobertas da medicina foram atribuídas à Raziel. Cogita-se que foi através de sua inspiração que o Dr.Bach conseguiu descobrir as 38 essências florais.


Há uma outra lenda que conta que Raziel escreveu um livro onde relata todo o conhecimento celestial. Esse livro foi dado a Adão, e posteriormente a Enoch, que tirou de lá todos os ensinamentos.



3 - ARCANJO AURIEL (TSAPHKIEL ou CASSIEL)



Categoria: Príncipe dos Tronos
Dia da semana: sábado
Horário: 10:00 e 14:00
Planeta: Saturno
Vela: marrom
Cristal: crisópraso

Auriel significa “anjo da noite” em hebraico. Também é conhecido como Cassiel ou Tsaphkiel. Seu nome está associado ao período em que paramos para repensar nossos erros e encontrar respostas. Simboliza as forças criativas em ação. Ele nos traz perspectivas e orientação nos momentos difíceis, e nos ajuda a contemplar o futuro, escolhendo o melhor caminho em situações de dúvida. Tem o poder de reconciliar adversários.


Sua proteção é sentida quando ouvimos música ou quando estamos nos sentindo em paz. Sua morada se chama “Harmonia”.


É o protetor da 12 tribos de Israel. O rei David criou os salmos em agradecimento pela sua proteção. Originalmente os salmos eram cantados.




4 - ARCANJO URIEL (TSADKIEL ou SAQUIEL)



Categoria: Príncipe das Dominações
Dia da semana: quinta-feira
Horário: 02:00 e 12:00
Planeta: Júpiter
Vela: vermelha
Cristal: ametista e topázio

Uriel em hebraico significa “fogo de Deus”. Também é conhecido como Tsadkiel ou Saquiel. É conhecido como “o anjo da salvação”. É o Príncipe da profecia e da inspiração. Carrega nas mãos um pergaminho, e é o anjo da música , da literatura e das artes em geral. No Islã ele é conhecido como Israfel, o anjo da canção.


Tem grande poder e possui uma ampla esfera para cumprir a vontade de Deus. Está diretamente sujeito à Cristo, que segundo os cabalistas, tem a dominação suprema sobre tudo o que existe. Uriel conforta e encaminha as almas dos pecadores para o amor. Ele nos concede inspiração e tem grande senso de humor. Ajuda nas emergências e processos de julgamento. Também está ligado ao ensino, traz idéias transformadoras e ajuda as pessoas a atingirem suas metas, dando-lhes entusiasmo e perseverança. Na Cabala judaica, ele decifra as profecias.


Uriel é quem controla o terror e os trovões. Foi ele quem avisou Noé sobre o dilúvio. A lenda conta que Uriel foi o espírito que se postou com a espada de fogo na entrada do Édem, e que foi ele quem guiou Abraão para fora da Caldéia.


Os estudiosos dizem que foi Uriel quem trouxe à Terra a Alquimia e a Cabala (tradição mística judaica).



5 - ARCANJO CAMAEL (SAMUEL)



Categoria: Príncipe das Potências
Dia da semana: terça-feira
Horário: 07:00 e 19:00
Planeta: Marte
Vela: laranja
Cristal: jaspe e berilo

Camael significa “ auxílio e força de Deus” ou “ouvido por Deus” em hebraico. Também é conhecido como Samuel. Lidera a categoria dos anjos que é protetora dos animais. Dizem que foi um dos primeiros anjos criados por Deus para ajudá-lo na criação dos animais para a subsistência dos seres humanos. Sua função é proteger os animais e a natureza ajudado pelos elementais, quando há perigo de destruição das espécies na Terra.


É encarregado de receber as ordens de Deus e transmiti-las aos anjos da Potências, cuidando para que seja feita a vontade de Deus. Segundo Dionísio e São Tomás de Aquino, Camael remove todos os obstáculos que impedem o cumprimento da vontade de Deus. Ele é encarregado da coletividade e dos karmas das sociedades. Interfere nas relações interpessoais e disciplinadoras, ajudando a fazer o bem e no julgamento imparcial e respeitoso dos semelhantes. Transmite coragem às pessoas em horas de desespero.



6 - ARCANJO RAPHAEL



Categoria: Príncipe das Virtudes
Dia da semana: quarta-feira
Horário: 06:00 e 18:00
Planeta: Mercúrio
Vela: verde
Cristal: sardônica

Raphael significa “Deus que cura”. É o guardião da saúde e auxiliar dos trabalhos de cura. Ele carrega um frasco dourado com bálsamo e uma espada ou flecha afiada que é o símbolo da cura definitiva. É representado por um bastão e é o fiel conservador dos segredos do Templo. Tem o poder da cura e o dom de livrar as pessoas do perigo. Também zela pela saúde do espírito, amenizando a depressão e o desespero. Atua principalmente em hospitais, instituições sociais ou em casas que precisem de sua intervenção de cura. Raphael é quem vai remediar os males da humanidade e ajudar a encontrar a cura para diversas doenças até o fim do milênio. No final de nossa vida Raphael e seus anjos ficam ao nosso lado aliviando toda e qualquer dor.


Juntamente com Miguel e Gabriel, simbolizam a fidelidade, o poder e a glória dos anjos. Também é o tesoureiro dos talentos criativos e o intermediário do casamento legítimo.


A bíblia conta que Raphael ajudou na cura e aliviou a dor da circuncisão de Abraão. Também amenizou os ferimentos da coxa de Jacó quando ele foi espancado.


No livro de Tobias consta que Raphael foi enviado por Deus para curar a cegueira de Tobias e acompanhá-lo numa longa viagem para conseguir uma esposa.


Outra lenda diz que Salomão, orando a Deus por ajuda para terminar a construção do templo de Jerusalém, teria recebido de Raphael um anel mágico, com o qual poderia vencer todos os demônios.



7 - ARCANJO HANIEL (ANAEL)



Categoria: Príncipe dos Principados
Dia da semana: sexta-feira
Horário: 03:00 e 15:00
Planeta: Vênus
Vela: dourada
Cristal: crisólito

Haniel significa “graça de Deus”. Também é conhecido como Anael. É o chefe dos “cupidos” e ajuda a resolver todos os problemas de amor. É o arcanjo do amor e do prazer, torna a vida das pessoas mais alegre e divertida. É invocado para combater todo tipo de mal que afeta o amor e contra as forças do mal. Recebe as ordens de Deus e as transmite aos anjos dos Principados.


Haniel era o mestre do rei David.



8 - ARCANJO MIGUEL (MIKAEL)



Categoria: Príncipe dos Arcanjos
Dia da semana: domingo
Horário: 05:00 e 17:00
Planeta: Sol
Vela: azul
Cristal: cornalina

Miguel significa “quem é como Deus?”. Seu nome é um grito de batalha. O profeta Daniel chamava-o de “o grande Príncipe, responsável pelos filhos de seu povo”. É o general das milícias celestes, comandante dos exércitos celestes. Sua imagem é representada com escudo, espada e armadura. Miguel é chamado de “Príncipe da luz”, pois seu empenho é travar uma guerra contra os “filhos das trevas”.


Príncipe de Israel, Miguel elevou-se acima de todas as nações, sendo invocado para trazer coragem, defesa e proteção divina. Trabalha a favor da cooperação e da compreensão. Tem a responsabilidade de proteger os países, aparecendo quando o mundo corre algum perigo. Em muitos lugares ele é igualado ao Espírito Santo.


Miguel é o anjo guerreiro, sempre pronto a aparecer em momentos decisivos em que precisamos de vitória sobre qualquer adversidade. É ágil em assuntos de negócios e competições.


Para os judeus ele é Mikael e protege as pessoas perdidas. Para os mulçumanos ele é Mika’il e anota as ações dos homens na Terra. Para os católicos ele é o guerreiro que derrotou Lúcifer, que impediu Abraão de matar seu filho, que resgatou Daniel dos leões e que apareceu para Joana D’Arc. Os católicos tem grande devoção por Miguel, principalmente para lhe pedir que nos livre das ciladas do Demônio e dos espíritos do mal. Quando o invocamos ele nos defende e nos protege contra os perigos, as forças do mal e os inimigos. Por sua coragem, Miguel foi proclamado pelo papa Pio XII em 1950, o padroeiro de todos os policiais.


O evangelho de São Bartolomeu diz que Deus criou o homem usando o barro que Miguel retirou dos quatro cantos da Terra. Junto à Satã (que não era mau), foi prestar homenagem à primeira criação de Deus: o homem. O Demônio recusou-se a homenagear “um monte de terra” e se rebelou, junto com outros anjos. Foi assim que nasceu o mal.


A epístola de São Judas conta que Miguel e o Demônio disputaram o corpo de Moisés, não pela importância do corpo em si, mas pela simbologia dos ensinamentos do Torá.


Miguel também está ligado ao nascimento de Jesus. Segundo Dr. Bullinger, um dos maiores estudiosos do assunto, 25/12 teria sido a data da concepção de Jesus. A do nascimento seria em 29/09 (dia consagrado mundialmente a São Miguel Arcanjo). Deus escolheu dois Príncipes para proteger o nascimento de Jesus: Gabriel, que anunciou o nascimento à Maria em dezembro e Miguel, que apareceu para os 3 Reis Magos em 29/09. Por isso a festa de São Miguel é comemorada nessa data.


No Apocalipse, Miguel faz com que as pessoas que praticaram o mal em vida aceitem o bem após a morte. Também conta que houve uma grande batalha no céu, em que Miguel e seus anjos lutaram contra Satanás e suas legiões, que foram derrotadas. Desde então, não houve mais lugar para eles no céu, e o Demônio foi expulso. Por isso Miguel é mostrado atacando o dragão infernal.



9 - ARCANJO GABRIEL



Categoria: Príncipe dos Anjos
Dia da semana: segunda-feira
Horário: 08:00 e 20:00
Planeta: Lua
Vela: branca

versão diz que seu nome vem do hebraico e significa “homem de Deus”. Gabriel está sentado à esquerda de Deus e de lá preside todo o Paraíso. Está associado a uma trombeta que simboliza “a voz de Deus”. É o Arcanjo da anunciação, da esperança e da revelação, sendo o transmissor das boas novas. Seu momento é o final da tarde e ele é apresentado pelo som das trombetas (a voz de Deus). É o protetor da humanidade.


Está ligado à ressurreição, à misericórdia e à verdade. Gabriel nos dá conselhos sobre coisas que ainda irão acontecer. Ele e seus anjos são os mensageiros das boas notícias e nos ajudam a dar um bom rumo e uma direção à nossas vidas, nos dando compreensão e sabedoria. Uma de suas virtudes é resgatar todos os seus protegidos na Terra após a morte e encaminhá-los ao Céu.


Gabriel intervém e ajuda as mulheres que desejam ter filhos. Ele orienta a alma do feto para que se desenvolva no corpo da mãe durante a gestação. Os mulçumanos o consideram o guardião de Maomé. A ele foi confiada a missão mais alta da humanidade: anunciar a encarnação do filho de Deus, o nascimento de Jesus à Maria. Também anunciou à Zacharias a vinda de João Batista. Por isso ficou conhecido como o “anjo da anunciação”.