Numerologia Cabalística


Foi na Cabala que a Numerologia buscou a maior parte de seus ensinamentos. Os antigos rabinos desenvolveram ali uma ciência de conceitos numéricos. Na Numerologia Cabalística as letras hebraicas foram associadas aos números e assim criou-se um mundo de relações que possibilitou fazer previsões sobre o caráter, personalidade, acontecimentos futuros e a sobre a sorte de uma pessoa.


A Numerologia Cabalística combina-se com os fundamentos da Cabala, um complexo sistema filosófico-religioso dos hebreus. Sua prática e interpretação exige um conhecimento prévio da Cabala. Mas assim como na Pitagórica, usa-se cálculos e relações geométricas. A Cabalística busca referências no Antigo Testamento para fundamentar sua origem, a importância dos números e sua relação com os nomes.


Possivelmente originou-se da Gematria, um sistema contido no Torá e que consiste em atribuir um valor numérico às letras que compõe o alfabeto hebraico. O resultado da soma dos valores numéricos relacionados às letras de uma determinada palavra atribui a esta uma característica específica. Desse modo, a Numerologia Cabalística seria apenas uma “versão” da Gematria adaptada ao alfabeto romano.


A numeróloga Tracy V. Wilson explica: “o processo de traduzir nomes em números é o centro da Numerologia. A prática tem suas raízes na Gematria , prática de transformar palavras em números para o propósito de adivinhação. Tem-se usado a Gematria para estudar e interpretar o Torá, a Bíblia e outros textos religiosos. Os numerólogos se concentram principalmente nos nomes das pessoas, usando uma tabela simples para transformar nomes em números. Sistemas numerológicos diferentes usam tabelas diferentes”, finaliza Tracy.


Gematria é um modo de interpretação no qual um nome ou palavra está associado a um valor numérico e teoricamente teria relação com outras palavras que tem o mesmo número. Os rabinos calculavam cada palavra e letra, e como seus números eram representados por suas letras, calculavam a numeração de todos os nomes e títulos de Deus e de todos os nomes próprios, e a numeração das frases gravadas dos mandamentos divinos.


O escritor Weber Malcher nos dá maiores detalhes: “O alfabeto hebraico é formado por 22 letras. Cada letra corresponde a um valor numérico. A tabela de conversão cabalística é diferente da pitagórica. As letras hebraicas são formas universais, o alfabeto genérico de todo o Universo. Essas letras atuam como “antenas” que estimulam e liberam formas da mesma energia de toda criação. Assim, o nome de uma pessoa é um código que o conecta a uma força específica. Interagir conscientemente com essas forças dá uma conexão direta com a alma e com o mundo espiritual, fazendo a pessoa nascer para a luz, para o sucesso, para a prosperidade, atraindo harmonia no lar, nos relacionamentos e nos negócios”, explica Weber.


A Numerologia Cabalística é um estudo antigo do significado dos números associado às letras hebraicas. Através de uma tabela utilizando o valor numérico correspondente à cada letra, pode-se interpretar o significado de um nome. Para descobrir sua influência, deve-se somar os valores correspondentes à cada letra. Qualquer resultado cuja soma dos números represente um valor superior à 22 deve ser desdobrado.




Cada uma das 22 letras hebraicas tem um valor numérico que varia de 1 a 400. Para a Cabala, as equivalências numéricas não são coincidências, pois cada letra representa uma força criativa diferente. A Gematria ou Numerologia Cabalística consiste em tomar uma palavra e transformar cada letra em número; soma-se então esses números e encontra-se outra palavra cujas letras tenham uma soma igual. Essa técnica ainda é usada para interpretar textos sagrados e para sugerir mudanças de nomes.


A Numerologia Cabalística é uma arte esotérica milenar que através da análise do nome e da data de nascimento elabora o Mapa Numerológico Cabalístico, através do qual descobre-se diferentes aspectos sobre a personalidade e destino de uma pessoa. Os números funcionam como arquétipos,tornando a Numerologia um meio de acesso ao conhecimento que está além da mente racional humana. Também é possível identificar nesse mapa as situações kármicas que dificultam a vida atual da pessoa.


A Numerologia Cabalística serve para interpretar as características de uma pessoa e compreender as oportunidades e influências em sua vida, além de definir as lições mais profundas que a pessoa está aprendendo. A pessoa pode relacionar o desenvolvimento da alma nesta vida com o crescimento em vidas passadas e também o potencial futuro, numa significativa demonstração das leis da reencarnação. Num nível mais elevado, a Numerologia Cabalística esclarece sobre os estudos metafísicos e religiosos, contribuindo para a compreensão do Universo e suas complexidades.


A Numerologia Cabalística, também conhecida como “Numerologia Mística ou Sistema Caldeu”, é uma ciência milenar cujos benefícios são trazer paz, harmonia e prosperidade às pessoas. Ela se interliga com outras ciências antigas: Astrologia, Tarot, I-Ching, etc. Todas elas estão inter-relacionadas e dão sua contribuição para formar o quadro geral. Elas se complementam umas às outras e todas são igualmente verdadeiras. O Tarot também é usado na Numerologia Cabalística, assim como a Cromoterapia, os cristais e a Radiestesia.